O Loop Matinal está no APOIA.se!

Clique aqui para descobrir como apoiar o podcast, contribuindo com a partir de R$1. Existem diversas opções de apoio, e elas dão direito a recompensas exclusivas como newsletters semanais, sorteios de aplicativos, menção nos episódios, e até adesivos do podcast!

Se você vê valor no Loop Matinal e quiser ajudar a manter o projeto ativo, dê uma espiada no apoia.se/loopmatinal, e veja como contribuir

Por que apoiar o Loop Matinal?

Fazer um podcast nunca é uma tarefa fácil. Existe um trabalho muito grande que acontece nos bastidores, antes e depois da gravação, que muitas vezes passa despercebido. O Loop Matinal busca a excelência técnica, dando total atenção aos mínimos detalhes que vão desde o tratamento acústico da sala onde ele é gravado, um roteiro feito com muito cuidado todos os dias, e uma edição atenciosa e minuciosa que garante o resultado final que nossos mais de 10.000 ouvintes escutam todos os dias.

O Loop Matinal é fruto de uma equipe apaixonada por tecnologia, e que faz um podcast que ela própria gostaria de ouvir todos os dias. E somente com o apoio dos ouvintes é que nós conseguiremos garantir a continuidade do projeto.

Mas é um podcast de 10 minutos! Dá tanto trabalho assim pra fazer?

Yep! Como o Loop Matinal tem a proposta de entregar informações relevantes e precisas de forma ágil e certeira, muito tempo é investido na seleção das notícias mais relevantes, que em seguida são absorvidas com muita atenção e passam a ser roteirizadas para cada episódio.

Como nós valorizamos o tempo do ouvinte, sabemos que temos de passar a informação de forma acessível e ao mesmo tempo completa. Por isso, existe um trabalho grande no roteiro, que tenta descomplicar ao máximo a notícia e ao mesmo tempo manter as informações técnicas necessárias para o seu entendimento. Muitas vezes isso envolve pesquisas complementares sobre os temas tratados e sobre eventos passados, tudo sempre com o objetivo de entregar para o ouvinte uma sequência dinâmica e completa do panorama do mundo da tecnologia.

O roteiro de cada episódio leva entre 3 e 4 horas para ficar pronto, e feito isso chega o momento da gravação, que dura aproximadamente 30 minutos. Ela é feita em um estúdio montado especificamente para o podcast, e em seguida o episódio é tratado e editado durante aproximadamente 1h em programas profissionais de edição de áudio. Concluída a mixagem, chega o momento de escutar o episódio do início ao fim para garantir que o timing, a fluência e a mixagem estão de acordo com a qualidade que os nossos ouvintes se acostumaram a esperar do podcast.

Uma vez terminado, o podcast tem sua distribuição para o iTunes e o SoundCloud agendada, a descrição do episódio recebe todos os links citados no dia, para que os ouvintes possam saber mais a respeito de cada tema, e o episódio também é transformado em vídeo para ser postado no YouTube.

Isso conclui o processo de aproximadamente 6h da produção dos 10 minutos que vão ao ar diariamente, e encerra a jornada que é reiniciada no dia seguinte com a mesma vontade e empolgação que tínhamos no primeiro episódio.